Como a estimulação cognitiva podem ajudar seu filho a desenvolver atenção, memória e organização mental

Você já percebeu que seu filho parece inteligente, mas não consegue se organizar? Se esquece de tudo, se distrai com facilidade, começa as tarefas e não termina? Esses comportamentos, que muitas vezes são confundidos com preguiça ou desinteresse, podem sinalizar algo mais profundo: dificuldades cognitivas que precisam ser avaliadas e estimuladas.

Muitas crianças enfrentam desafios para manter a atenção, organizar pensamentos ou memorizar informações, mesmo sem ter um diagnóstico formal. E quanto mais tempo essas dificuldades passam despercebidas, mais elas impactam o rendimento escolar, a autoestima e o comportamento.

É por isso que, quando um pai ou mãe percebe que “tem algo que não está fluindo”, o ideal é iniciar um processo de avaliação e acompanhamento específico.

Como funciona a avaliação inicial?

O primeiro passo é uma avaliação neuropsicológica das funções cognitivas, voltada para crianças a partir dos 8 anos. Ela é composta por:

Entrevista clínica com os responsáveis:
Conversamos sobre o histórico da criança, suas dificuldades atuais, aspectos do comportamento em casa e na escola, sono, rotina e desenvolvimento.

Aplicação da avaliação cognitiva com o MentalPlus®:
Essa etapa é realizada por meio de um recurso digital moderno, validado cientificamente e aprovado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O MentalPlus® é um programa que avalia diversas funções cognitivas — como atenção, memória, raciocínio, controle inibitório e organização mental — por meio de uma metodologia baseada em jogos estruturados.

A grande vantagem do MentalPlus® é que a criança participa da avaliação de forma leve, sem pressão, o que permite acessar com mais clareza o seu real funcionamento mental. Por trás do formato lúdico, há métricas objetivas e precisas sobre como o cérebro dela está processando as informações.

Devolutiva aos pais:
Após a análise dos resultados, ofereço uma devolutiva clara sobre o perfil cognitivo da criança: o que está preservado, o que precisa de atenção e quais caminhos podem ser seguidos. Também oriento quando é necessário aprofundar a investigação com outros profissionais ou exames complementares.

Como é o plano de estimulação cognitiva?

Com base nos resultados da avaliação realizada por meio da gamificação, iniciamos um Programa Inicial de Reabilitação Cognitiva com 12 sessões individualizadas, direcionado às funções que mais precisam de fortalecimento. As sessões são conduzidas com jogos estruturados e estratégias clínicas específicas, que estimulam habilidades como atenção, memória, planejamento, raciocínio lógico e organização mental — sempre respeitando o ritmo da criança e favorecendo sua autonomia.

Entre os objetivos da estimulação, estão:

  • Desenvolver a atenção e o foco
  • Melhorar a memória de curto prazo e memória de trabalho
  • Fortalecer o raciocínio lógico e a organização do pensamento
  • Trabalhar autorregulação emocional e controle de impulsos

A cada encontro, vou acompanhando a evolução da criança, ajustando as atividades e envolvendo os pais para que o progresso se estenda para a rotina em casa e na escola.

Quando buscar ajuda?

Esse processo é indicado para crianças que apresentam:

  • Dificuldade de atenção e concentração
  • Esquecimento frequente
  • Desorganização para estudar ou realizar tarefas
  • Lentidão ou agitação excessiva
  • Irritabilidade, ansiedade escolar ou baixa autoestima
  • Dificuldade para iniciar ou concluir etapas de uma atividade

Se você percebe que seu filho está sofrendo por não conseguir acompanhar o ritmo das exigências, mesmo se esforçando, esse pode ser o momento de buscar um cuidado mais direcionado.

Um olhar para além do comportamento

Muitas vezes, a criança não sabe explicar o que sente. Só demonstra nos esquecimentos, nas crises de birra, na resistência à escola ou na dificuldade de se concentrar. Mas o cérebro mostra sinais — e quando conseguimos acessá-los da forma certa, é possível criar estratégias reais para ajudar.

A estimulação cognitiva não é um reforço escolar. É um caminho para desenvolver o que está por trás da aprendizagem e do comportamento. Se você sente que seu filho precisa de um acompanhamento mais individualizado, estou aqui para te ajudar.

Agende a avaliação inicial e vamos juntos construir esse caminho.

Um abraço,
Claudia Cruz
Psicóloga & Neuropsicóloga | Método AMA & Reabilitadora MentalPlus®

Claudia Cruz é Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga com 14 anos de experiência. Criadora do Método AMA, atua com atendimentos presenciais e online para adolescentes e adultos. Seu trabalho é pautado na escuta acolhedora, em técnicas baseadas na ciência e em um olhar atento ao bem-estar emocional. Também realiza avaliações cognitivas e acompanha processos de desenvolvimento pessoal.
Claudia Cruz é Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga com 14 anos de experiência. Criadora do Método AMA, atua com atendimentos presenciais e online para adolescentes e adultos. Seu trabalho é pautado na escuta acolhedora, em técnicas baseadas na ciência e em um olhar atento ao bem-estar emocional. Também realiza avaliações cognitivas e acompanha processos de desenvolvimento pessoal.

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